Depoimentos

Muito além da alergia alimentar

Laura Fraga Tostes do Vale
CRN: 0100499

23/07/2015

Depois de anos trabalhando com alergia alimentar e tendo a indescritível oportunidade de ser mãe, achei válido publicar uma mensagem que sempre procuro transmitir às mães de crianças alérgicas.

Sei que a luta é grande, os desafios diários, os medos e angústias constantes. Mas, não tenho dúvidas, TUDO pode ser mais fácil! Sim, mais simples, leve e feliz. E como? Se desafiar a enxergar cada obstáculo com a mesma ótica das crianças.

Esses seres divinos que viram nossas vidas “de cabeça para baixo”, que nos fazem sentir um amor sem limites, têm muito a nos ensinar! Eles são puros de coração e sempre verdadeiros. Em qualquer circunstância.

Certa vez presenciei uma cena que foi, no mínimo, emocionante. A mãe de um menino alérgico ao leite de vaca levou-o pela primeira vez a uma festa infantil, cheia de medo de suas reações por não poder comer e beber nada além do que havia levado pra ele. Logo um amiguinho oferece um salgado e ele sem qualquer sinal de constrangimento ou sofrimento responde: - “Não, não posso. Vou comer um lanchinho especial que minha mamãe trouxe pra mim. Assim, não passo mal e vou ficar forte como um super-herói.” E lá se foi todo feliz para brincar e aproveitar a festa.

E é bem assim que deve ser. Nas incompreensões de familiares, nas falhas recorrentes da escola, quando o mundo parece conspirar contra você, é preciso lembrar: um gesto de afeto e uma brincadeira já bastam para fazer uma criança feliz. Isso vale muito mais do que uma restrição alimentar.

Nos bastidores, eu sei, é preciso um cuidado extremo. Separar utensílios, ler TODOS OS RÓTULOS, sempre ter que preparar a comida, escrever, orientar, estudar, dar atenção ao outro filho, ufa! Somos capazes disso e muito mais, por amor. Já somos heroínas!

Então... Ame, converse muito, abrace, acolha, brinque, passeie. Faça o que puder e quiser com seu filho. Ainda que tenha que levar o lanche dele separado. Não veja isso como exclusão. Mas sim, como uma fase que vai passar. E tudo ficará mais leve como aos olhos de uma criança!

Um beijo carinhoso de mãe pra mãe.

Voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Como conseguir a fórmula infantil especial?

Como conseguir a fórmula infantil especial?

Doença celíaca

Doença celíaca

RECEITA EM DESTAQUE:

Leite de Arroz para ser usado em receitas

Leite de Arroz para ser usado em receitas