Para pais

Tratamento da Alergia Alimentar

Tratamento da Alergia Alimentar

08/05/2012

A dieta de exclusão (também conhecida como dieta de eliminação) trata-se de uma dieta onde o alimento associado à alergia é completamente eliminado da dieta. Por exemplo, se a suspeita é de APLV, o leite de vaca e todos alimentos que podem conter proteínas do leite de vaca (por exemplo bolachas, pães, manteiga, bolos, panqueca, queijos, iogurtes, etc) são retirados da dieta. 

Vale-se ressaltar que a dieta não deve ser feita com a exclusão de muitos alimentos, apenas dos realmente associados à alergia. Restrições muito rigorosas podem levar a desnutrição, déficit de crescimento, deficiência de nutrientes importantes como cálcio, ferro, vitamina B12, zinco e, consequentemente, anemia, osteopenia (enfraquecimento dos ossos), baixa resistência, etc. 

O único tratamento da alergia ao leite é a dieta de exclusão do leite, derivados e todos os alimentos preparados com esses ingredientes da dieta. 

Alguns médicos podem receitar medicamentos, mas esses são indicados para minimizar os sintomas, eles não tratam a alergia. 

Em casos de bebês com suspeita de APLV, recomenda-se a continuidade do aleitamento materno e que a própria mãe faça a dieta de exclusão, seguindo as mesmas orientações aqui descritas para as crianças. Neste caso, como a mãe retira da sua alimentação todos os alimentos que contêm leite, e o leite é uma importante fonte de cálcio, é importante que a mãe utilize um suplemento de cálcio. 

Caso a mãe não esteja amamentando ou a criança esteja usando algum complemento do leite materno, recomenda-se a substituição do leite materno por fórmulas ou dietas especializadas. 

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Paciente com APLV tem que seguir dieta isenta de leite e carne de vaca?

Paciente com APLV tem que seguir dieta isenta de leite e carne de vaca?

Uso de aminoácidos atrofia a mucosa e dificulta o desenvolvimento de tolerância?

Uso de aminoácidos atrofia a mucosa e dificulta o desenvolvimento de tolerância?

RECEITA EM DESTAQUE:

Coxinha de frango

Coxinha de frango