Para pais

Doença celíaca

Doença celíaca

11/04/2013

Uma outra reação alimentar é a doença celíaca, enteropatia (doença do intestino) que acomete indivíduos geneticamente suscetíveis. É causada pela sensibilidade permanente ao glúten, proteína presente em alimentos derivados de trigo, aveia, cevada e centeio. Entretanto, apesar da predisposição genética, é preciso que ocorra um primeiro contato com o glúten para desencadear a doença. “Dessa forma, acontece uma reação de autoimunidade que ocasiona lesões na mucosa intestinal, provocando má absorção de nutrientes”, explica a especialista em gastroenterologia pediátrica. 

A introdução de alimentos que contenham glúten antes dos quatro meses de idade em indivíduos geneticamente predispostos é um considerável fator de risco para o surgimento da doença. “Nesses casos, continuar consumindo alimentos com glúten resulta em diarreia, perda de peso e, em longo prazo, osteoporose, anemia, retardo do desenvolvimento puberal, baixa estatura e diabetes, além de maior predisposição para alguns tipos câncer”, explica. 

No grupo das alergias, é também frequente os casos de aversão a outros alimentos, entre eles, ovo, soja, amendoim, castanha e peixe. Segundo a Dra. Christiane Araújo, há manifestações de alergias alimentares que envolvem vários mecanismos e que podem acarretar reações de pele, respiratórias e até casos graves de anafilaxia, hipersensibilidade. 

Daniara Pessoa, 30 anos, é especialista em Ciência de Alimentos e mãe de Ytrio, de 4 anos, portador de alergia alimentar. Ela conta que descobriu a APLV no filho, com pouco tempo que o pequeno havia completado dois meses de vida. "A mãe que amamenta precisa controlar sua dieta. Eu tive que retirar todos os derivados do leite da minha alimentação", comenta. 

Daniara Pessoa, especialista em Ciência de Alimentos, tem preocupação dobrada com a dieta do filho Ytrio, alérgico à proteína do leite de vaca. 

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

Receitas culinárias para crianças com Alergia Alimentar

Receitas culinárias para crianças com Alergia Alimentar

RECEITA EM DESTAQUE:

Croquete de carne

Croquete de carne