Mitos e verdades

Leite de cabra e fórmulas “HA” podem ser usados no tratamento da alergia ao leite?

Leite de cabra e fórmulas “HA” podem ser usados no tratamento da alergia ao leite?

16/08/2012

O tratamento da alergia às proteínas do leite de vaca baseia-se na exclusão completa das proteínas alergênicas e oferta de fórmula com proteínas extensamente hidrolisadas (aminoácidos e peptídeos) ou fórmula com aminoácidos.

As características das proteínas do leite de cabra são muito semelhantes às da proteína do leite de vaca e estima-se que 90% das crianças com alergia ao leite de vaca apresentam reação imunológica com as proteínas do leite de cabraOu seja, o leite de cabra não proporciona exclusão das proteínas do leite de vaca. O mesmo ocorre com o leite de outros animaiscomo égua, ovelha e búfala.

Por sua vez, as fórmulas parcialmente hidrolisadas apresentam quantidade expressiva de epítopos íntegros (porções específi cas das proteínas que desencadeiam as reações alérgicas) em função da extensão das suas cadeias de aminoácidos. Desta forma, também não proporcionam retirada completa de todos os epítopos presentes nas fórmulas com leite de vaca ou leite de vaca integral e não devem ser usadas no tratamento da APLV. O objetivo das fórmulas com proteínas parcialmente hidrolisadas é a prevenção de doenças alérgicas para lactentes que não estejam em aleitamento natural exclusivo e apresentem antecedentes familiares de doenças alérgicas. De acordo com um estudo realizado na Alemanha, crianças alimentadas com fórmulas parcialmente hidrolisadas no primeiro semestre de vida apresentaram menor prevalência, ou seja, redução de cerca de 25% a 30% no risco de dermatite atópica dos três aos seis anos de idade em relação às que receberam fórmula infantil com proteínas não-hidrolisadas. Efeito com magnitude semelhante foi observado com uma fórmula com proteína (caseína) extensamente hidrolisada, que também pode ser usada no tratamento do lactente com alergia à proteína do leite de vaca.

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Doença celíaca

Doença celíaca

Como conseguir a fórmula infantil especial?

Como conseguir a fórmula infantil especial?

RECEITA EM DESTAQUE:

Brigaderão

Brigaderão