Mitos e verdades

Há exames que confirmam ou afastam o diagnóstico de APLV?

Há exames que confirmam ou afastam o diagnóstico de APLV?

14/09/2012

Apesar de todos os esforços empreendidos nas ultimas décadas, não existe nenhum exame que permita estabelecer o diagnóstico de certeza da alergia ao leite de vaca.

Os testes cutâneos (Prick teste) e a pesquisa de anticorpos IgE específicos através de testes in vitro são testes que somente podem ser aplicados quando há suspeita de alergia alimentar IgE mediada (quadros de urticária, angioedema, broncoespasmo, anafilaxia) e podem ser úteis para direcionar a necessidade de realizar um teste de provocação.

Apresentam elevado valor preditivo negativo, ou seja, se negativos, nos casos IgE mediados, apresentam enormes chances de serem verdadeiramente negativos. Estes testes, entretanto, quando positivos indicam sensibilização e somente em 50% das vezes haverá uma relação causal entre o leite de vaca e o desenvolvimento do sintoma estudado.

Estes testes devem ser indicados e interpretados com cautela para evitar restrições dietéticas desnecessárias ou inadequadas. Nos casos de alergia mediada por células (não mediados por IgE) quando o aparecimento dos sintomas é tardio, o diagnóstico fundamenta-se na anamnese e exame físico detalhados, na melhora clínica na vigência da dieta de exclusão dos alérgenos e no teste de desencadeamento positivo, quando indicado.

Nos lactentes que são alimentados com leite materno exclusivo, a prescrição de uma dieta isenta de leite de vaca e derivados para a mãe é uma forma adequada de se confi rmar a suspeita diagnóstica.

Nos pacientes alimentados com fórmulas à base de proteína do leite de vaca, a prescrição de uma fórmula não alergênica (à base de aminoácidos) por 2 semanas é uma estratégia para se avaliar a resposta clínica confi rmando ou afastando o diagnóstico.

Se os sintomas persistem na vigência da dieta de exclusão, o diagnóstico de alergia alimentar é pouco provável.

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

A APLV não precisa de tratamento por que não impõe riscos?

A APLV não precisa de tratamento por que não impõe riscos?

As melhores receitas elaboradas por mães online

As melhores receitas elaboradas por mães online

RECEITA EM DESTAQUE:

Esfiha

Esfiha