Mitos e verdades

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

20/09/2012

A faixa etária de lactente estende-se do nascimento até os dois anos de vida. Assim, entende-se que até os dois anos a criança deve receber leite materno  ou “mamadeira”. O leite representa cerca da metade da ingestão energética no segundo ano de vida.

Alguns acreditam ser possível alimentar a criança entre os 12 e 24 meses apenas com alimentos (sem fórmulas) que não sejam administrados por meio de “mamadeiras”. Entretanto, esta prática pode levar a déficits dietéticos, como por exemplo, ingestão insuficiente de cálcio. Assim, nesta fase de vida, é necessário ofertar cerca de 600ml de “mamadeira” por dia.

Nos lactentes com alergia à proteína do leite de vaca que ainda necessitam da dieta de exclusão, normalmente são oferecidas as fórmulas de soja ou hidrolisadas, indicadas para lactentes menores de 1 ano. 

O ideal seria prescrever uma fórmula que atendesse às necessidades nutricionais nesta época da vida. 

A recente disponibilização de uma fórmula de aminoácidos adequada a partir do primeiro ano de vida (contém 1 caloria por ml) vem preencher esta lacuna nas opções de dietas especiais.

Esta fórmula também pode ser usada por crianças e adolescentes que necessitam da dieta de exclusão, como no caso de esofagite eosinofílica, alergia a múltiplos alimentos, ou quando não é possível manter um crescimento adequado, sem a oferta de uma fórmula substitutiva.

Quanto aos alimentos complementares a serem oferecidos a partir dos seis meses de vida, atualmente, considera-se não ser necessário retardar a introdução dos alimentos com maior potencial alergênico, como se praticava no passado.

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

Qual é a ligação entre APLV e Refluxo?

Qual é a ligação entre APLV e Refluxo?

RECEITA EM DESTAQUE:

Esfiha de frango

Esfiha de frango