Mitos e verdades

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

19/07/2012

Não existe alergia à lactose. O que existe é a intolerância à lactose quando a criança apresentadeficiência da enzima lactase. A lactose (açúcar do leite) só é absorvida após sua hidrólise (pela lactase)nos monossacarídeos glicose e galactose.

Estes monossacarídeos são absorvidos ativamente pelos enterócitos. Quando a lactose é ingerida e não há lactase suficiente disponível, ocorre acúmulo deste açúcar na luz do intestino, ocasionando: passagem de água para a luz intestinal em função da força osmótica exercida pela lactose não absorvida, além de fermentação da lactose pela flora intestinal.

Em consequência do afluxo de líquidos e da fermentação da lactose, podem surgir os sintomas da intolerância à lactose: flatulência, aumento dos ruídos intestinais, cólica abdominal e, também, diarréia.

Portanto, as manifestações clínicas na intolerância à lactose são dependentes da sua força osmótica e de sua fermentação.

Diferentemente, na alergia ao leite de vaca, as manifestações clínicas são decorrentes de uma reação do sistema imunológico, desencadeada pelas proteínas do leite de vaca.

As manifestações clínicas no lactente frequentemente envolvem o aparelho digestivo: vômitos, regurgitações, cólicas, diarréia com ou sem sangue, perda de sangue nas fezes.

Com frequência acomete a pele na forma de urticária ou dermatite atópica. Outras vezes pode haver manifestações respiratórias.

É frequente, também, défi cit de crescimento caracterizado por comprometimento do peso e comprimento.

Embora pouco frequente, pacientes com APLV podem apresentar anafi laxia, uma grave manifestação que demanda pronta detecção e atendimento.

Em resumo, dentre as reações adversas aos alimentos, encontram-se

  • Alergia ou hipersensibilidade a proteínas: a alergia às proteínas do leite de vaca é a mais frequente nos dois primeiros anos de vida e sempre envolve mecanismos imunológicos.
  • Intolerância: reação adversa não mediada por mecanismo imunológico. Por exemplo, intolerância à lactose onde os sintomas são consequência do efeito osmótico da lactose não
voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Uso de aminoácidos atrofia a mucosa e dificulta o desenvolvimento de tolerância?

Uso de aminoácidos atrofia a mucosa e dificulta o desenvolvimento de tolerância?

Fazendo a Festa para Crianças com Alergias Alimentares

Fazendo a Festa para Crianças com Alergias Alimentares

RECEITA EM DESTAQUE:

Leite de Arroz para ser usado em receitas

Leite de Arroz para ser usado em receitas