Mitos e verdades

A APLV não precisa de tratamento por que não impõe riscos?

A APLV não precisa de tratamento por que não impõe riscos?

06/09/2012

A criança com APLV corre diversos riscos quando não atendida adequadamente. Nos pacientes em que a reação é mediada por IgE, a anafi laxia é o maior deles, e não deve ser ignorada. O outro risco é o déficit nutricional que se acentua na medida em que existe a demora na introdução da melhor terapêutica nutricional. Isto foi comprovado no estudo de Vieira et al (2010), realizado em nosso meio, que identificou baixa estatura em cerca de 24% dos lactentes com APLV.

Medeiros e col em 2004, seguindo em ambulatório um grupo de crianças com APLV e que vinham sendo submetidas a dieta de exclusão por mais de 9 meses, identifi cou um significativo comprometimento nutricional: ingestão calórica, de proteínas, lípides, cálcio e fósforo menor que aquela de um grupo controle e o mesmo acontecia com o peso/idade, estatura/idade e peso/estatura no grupo que recebia dieta de exclusão.

Um dos maiores objetivos no cuidado dos pacientes com APLV é garantir uma vida normal, mas sem escapes, especialmente se já houve relatos de anafi laxia pregressa. Neste contexto, orientar adequadamente a família e o paciente implicará em recomendações aos demais membros da família, aos cuidadores, aos auxiliares de ensino, entre outros.

Caberá ao médico orientar sinônimos, adequada leitura de rótulos e substitutos que sejam palatáveis e atendam às necessidades da criança no seu dia a dia. Algumas vezes pode ser necessária a orientação de dispositivos de adrenalina autoinjetáveis. 

Diversos estudos mostram que a história natural da APLV é diferente por causas ainda desconhecidas. Assim, para as alergias não mediadas por IgE, em geral a maioria das crianças já apresentam tolerância

até os 2 anos de idade. Para as alergias mediadas por IgE a variação é maior: cerca de 40 a 80% das crianças vão apresentar tolerância entre 3 e 12 anos idade.

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Acompanhe o crescimento de seu filho

Acompanhe o crescimento de seu filho

Leite de cabra e fórmulas “HA” podem ser usados no tratamento da alergia ao leite?

Leite de cabra e fórmulas “HA” podem ser usados no tratamento da alergia ao leite?

RECEITA EM DESTAQUE:

Mussarela Vegetariana

Mussarela Vegetariana